sexta-feira, 19 de julho de 2013

Quero passar num concurso público, ou, De onde veio a ideia do BiblioConcurseiros

Para quem ainda não me conhece, meu nome é Suzane e me formei há dois anos em Biblioteconomia na Universidade de Brasília. Comecei a estudar pra concurso antes de me formar e, logo depois de formada, fiz a prova pra bibliotecária do Sebrae DF e passei. E é lá onde estou trabalhando até agora. Adoooooro o meu trabalho e aprendi (e estou aprendendo muito ainda) no Sebrae.

Mas todo BiblioConcurseiro sabe o que quer: trabalhar no serviço público e ter a tão sonhada estabilidade e a mais sonhada ainda boa remuneração. Por isso, resolvi voltar aos estudos. E aí veio o desafio: como estudar? Além da organização do tempo, sofri bastante com a escassez de material de biblioteconomia voltado exclusivamente pra concursos realizados pelo temido CESPE, quase sempre presente nos concursos mais concorridos de Biblio.

(Imagem retirada da Internet)

Foi então que, contra todas as expectativas de sustentabilidade, imprimi as últimas provas do Cespe para fazer exercícios. Mas... não foi o suficiente. Pra quem acabou de estudar catalogação, por exemplo, não adianta nada resolver uma prova com os mais diversos assuntos de biblioteconomia. Teria que fazer exercícios apenas de catalogação para fixar o conteúdo e me preparar para a hora da prova. Foi então que organizei eu mesma uma apostila para estudo próprio, com todas as questões de biblioteconomia de provas do Cespe desde 2009, organizadas por assunto e, essa apostila sim, tem me apoiado muito nos estudos.

Como boa trabalhadora do Sebrae (que apoia e estimula o empreendedorismo no Brasil), vi aí uma oportunidade de negócio. Por que não comercializar esse material de estudo que vem me apoiando tanto? Bom, venho pensando nisso há algum tempo, mas uma pergunta me travou: não estaria eu tornando a concorrência mais forte e diminuindo a minha chance de passar num concurso?

Até que, compartilhando esse material com alguns amigos, percebi que não. Não estou deixando a concorrência mais forte do que ela já é. Muito pelo contrário, pela troca de e-mails e esclarecimento de dúvidas com os amigos, vi que nós estamos aprendendo e nos tornando mais fortes juntos. E, além do mais, de todas as vagas, só quero umazinha para mim né... :)

Foi daí que veio a ideia do blog. Um lugar onde além de comercializar os materiais de estudo, posso trocar ideias e aumentar meu conhecimento com BiblioConcurseiros de todo o país!

Ainda estou atualizando a apostila com as últimas provas do Cespe e logo logo vou disponibilizar uma "amostra grátis" pra download. Nada de letras garrafais para fazer volume. A apostila estará disponível em um formato simples e prático, pensado para facilitar o estudo do BiblioConcurseiro.

Em matéria de concursos, nós bibliotecários ou futuros bibliotecários ainda somos muito fechados. Mas, coisa que sei, por experiência própria, é que a gente aprende muito mais quando ensina e que aprender em grupo é muito mais produtivo. Portanto, BiblioConcurseiros dos quatro cantos do país, vamos nos unir pelo nosso próprio bem!

Dicas, soluções de dúvidas, questões comentadas, resumos, esquemas... Tudo isso você vai encontrar aqui!

Curta a página do BiblioConcurseiros no Facebook e fique de olho nas promoções: https://www.facebook.com/pages/Biblio-Concurseiros/498361923526947?ref=hl

Bons estudos para todos nós!





14 comentários:

  1. Valeu Suzanne, espero que me ajude a passar na Câmara ou Senado. Parabéns pelo Blog, vai ser um grande sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Aquariano! Câmara e Senado na cabeça! Boa sorte pra gente! :)

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa Suzane! Nossa profissão precisa de pessoas como você! Me formei recentemente e estou trilhando o caminho dos concursos e seu blog é de muita valia! Um forte abraço! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, Junior! Curto muito o blog de você também. Abração!

      Excluir
  3. Quando tiver um tempo acesse nosso blog! http://acessohot.blogspot.com.br/
    att.

    ResponderExcluir
  4. Suzane já tem data prevista para a disponibilização da apostila? Eu faço isso mas no caderno e dá uma canseira, escrever, escrever...mas sinto que ajuda muito também. Podemos trocar de outras bancas que tenho em um arquivo. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi Alessandra! A apostila já está pronta, estou só fazendo uma última revisão. Ela estará disponível pra venda na segunda feira que vem! :D
    É, não aconselho ficar escrevendo exercício mesmo não, porque é tempo perdido. Mas em compensação, escrever comentários sobre os exercícios é uma boa pra ficar conteúdo. ;)Beijos!

    ResponderExcluir
  6. É verdade tudo que disse. E perguntar e repassar o que sei acho que como você falou , só assim vamos crescer juntos. Obrigado pelas informações e pela iniciativa. MUITO Obrigado!Abs se cuida

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela iniciativa. Que Deus nos ajude nesta caminhada.

    ResponderExcluir
  8. Que ser humano lindo. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir