segunda-feira, 19 de março de 2018

9 dicas para quem está estudando para o STJ

A prova para o cargo de Bibliotecário do STJ tá chegando (dia 8 de abril já).

Mas ainda dá tempo de conferir algumas dicas valiosas para quem está estudando pra essa prova.

Quando eu estudava com afinco pra concursos, meu foco era o Cespe, porque na época a maioria das provas eram elaboradas por essa banca. Assim, aprendi algumas dicas sobre o Cespe e as repasso para vocês.

Antes da prova:

1- Faça mais e mais exercícios. TODOS-OS-DIAS. O Cespe não costuma repetir questões, mas costuma apresentar questões parecidas. Aqui vendo uma apostila só com exercícios do Cespe para Biblioteconomia, organizada por assuntos. Você também pode procurar por provas da Banca no site PCI concursos ou assinar um Rota dos Concursos da vida, em que é possível resolver exercícios de várias bancas por assunto. Quanto mais exercícios você fizer, mais seguro e preparado você estará na hora da prova.

2- Foque os estudos nos assuntos que a banca cobra mais. Veja aqui o que mais cai em provas de Biblioteconomia do Cespe. E, claro, estude também os conhecimentos básicos, dando atenção especial para a legislação específica do órgão, quando ela for cobrada.

3- Se programe para revisar o conteúdo estudado na semana de véspera da prova. Costumo fazer isso da seguinte maneira: revisando as anotações dos estudos e resolvendo novamente exercícios para avaliar minha evolução.

Durante a prova:

4- Comece a fazer um esboço da prova discursiva antes de começar a objetiva (essa é uma tática minha). A primeira coisa que faço é conferir o que será cobrado na prova discursiva. Então divido o que vou escrever em tópicos e, conforme vou resolvendo a prova objetiva, vou adicionando texto ou palavras chave a esses tópicos, para então, no final, começar a escrever o rascunho da redação.

5 - NUNCA CHUTE. Aqui a vida não é justa, um chute errado não só não faz gol, como faz gol contra. Isto é, um chute errado elimina um acerto. Deixe em branco questões em que você ficou na dúvida ou que você não sabe a resposta. Vai por mim. Você já vai errar, provavelmente, algumas questões em que achava estar certo. Imagine questões em que você ficou na dúvida!? NÃO CHUTE!

6- Comece a resolver a prova pelos conteúdos em que você tem mais facilidade. Isso vai te dar mais segurança para continuar resolvendo a prova. Começar pelos assuntos em que você mais tem dificuldade, pelo contrário, vai te deixar menos confiante e desanimado para continuar a prova.

7- Reserve pelo menos meia hora para preencher a folha de respostas. Pode não parecer, mas preencher aquelas bolinhas leva um bom tempo. Assim, quando faltar uma hora para o término da prova, caso ainda não tenha preenchido, comece a preencher a folha, mesmo que você ainda não tenha concluído a prova. Se realmente tiver deixado isso, literalmente, pra última hora, depois de preencher as questões já resolvidas, volte a resolver a prova e vá assinalando as respostas na folha assim que for terminando cada questão.

8- Não se precipite. No fim da prova dá uma agonia ver aquele tanto de questão não respondida. Segure sua mãozinha ansiosa e não saia preenchendo a folha de respostas aleatoriamente. Aliás, sabia que é mais fácil ganhar na mega sena do que passar em uma prova chutando? E apostar na mega sena é mais barato do que qualquer taxa de inscrição de concurso. Assim, se você é do tipo apostador arrisca tudo, vai numa loteria que fica mais barato. :p

9- Aguarde para levar o caderno de provas consigo. Isso é importante para que você entre com recursos quando for necessário, participar de rankings e, assim, ficar cada vez mais engajado em concursos e cada vez mais próximo da sua vaga.

Essas são minhas dicas. Se você também tiver alguma, compartilha aqui com a gente nos comentários. ;)

Bons estudos!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário