sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Biblio Concuseiros iniciantes: 4 dicas para começar





Uma luz aos Biblio Concurseiros iniciantes!

Quando comecei a estudar, há dez anos, havia pouquíssimo material de estudo sobre o “assunto” e o jeito era cada um descobrir o seu próprio caminho.


O que sobra aqui, entretanto, é amor e paciência com quem está começando. Então pega essas dicas de quem aprendeu na prática o que fazer nesse comecinho de estudos e compartilhe esse post com os biblio concurseiros iniciantes que você conhece.


1: Mesmo que ainda não esteja estudando pra um concurso específico, a 1ª dica é: comece a RESOLVER QUESTÕES de provas passadas. Assim, você vai constatar quais são suas lacunas (provavelmente muitas e não se assuste por isso) e vai perceber como as bancas cobram o conteúdo programático dos editais. No PCI Concursos você encontra provas para baixar gratuitamente.


2: Agora que você (provavelmente) viu que não sabe de quase nada, comece a estudar a BIBLIOGRAFIA BÁSICA para Concursos de Biblio: goo.gl/8jecce


3: Organize seu tempo: esse poderia ser o primeiro passo pra quem quer começar a estudar, mas pode ser, ao invés de um facilitador, um entrave para pessoas com pouco tempo disponível por motivos de trabalho, família, outros estudos, etc. Muita gente simplesmente se conforma com sua falta de tempo e não estuda porque não dá. Por isso sou da opinião de que melhor começar sem tempo, do que nunca começar. Sendo assim, mesmo que só por alguns minutos por dia, resolva questões e estude um pouco da bibliografia básica. Fazendo assim, logo você vai pegar tesão pela coisa. Pegando tesão pela coisa, siga a dica 3: ORGANIZE SEU TEMPO de modo a reservar um período diário ou semanal dedicado aos estudos. 


4: Há muito material de estudo de qualidade, gratuito e à venda, na Internet. Mas a minha 4a dica é: elabore SEU PRÓPRIO MATERIAL DE ESTUDO, da forma mais didática possível e que facilite o SEU entendimento. Mas calma, gente! Se você não quiser, não precisa compartilhar nem vender esse material. O objetivo aqui é que VOCÊ aprenda de fato o conteúdo estudado e possa revisitá-lo com facilidade no futuro. Lembre-se: o material feito por você vai ser o MELHOR MATERIAL pra concurso, porque, correndo o risco de ser clichê, o melhor jeito de aprender é ensinando, mesmo que seja ensinando a você mesmo. 



Tem uma dica que também acha válida? Fala pra gente aqui nos comentários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário